Nossa Paróquia

Matriz9

Antes de ser paróquia, a Igreja Matriz de Santo Antonio foi a primeira capela de Santo Antônio do Alto Cafezal (antigo nome de Marília). Construída pelo Sr. Antonio Pereira da Silva, pioneiro em Marília.

A inauguração ocorreu em dezembro de 1924, com uma missa celebrada pelo Pe. Arnaldo Goetz. Cinco anos depois, em dezembro de 1929, iniciou-se a construção da segunda capela de Santo Antônio. A celebração de inauguração ocorreu em 3 de agosto de 1930, porém a parte interna do novo templo foi totalmente finalizada somente em 1934.

A paróquia Santo Antônio de Marília foi a segunda paróquia da cidade, criada por decreto de 29 de setembro de 1936, assinado por Dom Henrique César Fernandes Mourão, bispo de Cafelândia (pertencente naquela época) e o chanceler, o Pe. Luiz Octávio Bicudo de Almeida, conforme código de direito canônico nº 515 parágrafo 3º.

Matriz8

A nova paróquia teve por sede o bairro da mesma cidade chamado bairro Santo Antônio, ficando desmembrada da paróquia São Bento de Marília, ficando instituído, conforme exigência do direito canônico, a doação de parte do território, e seus limites agora pertencentes à nova paróquia e submetida à jurisdição do sacerdote e seus sucessores que lhe sucederam no cargo.

O primeiro pároco empossado foi o Pe. Victor Ribeiro Mazzei em 04 de outubro de 1936; ficou responsável por diversas obras da paróquia, uma delas foi a construção da nova casa paroquial. Na época, a antiga casa foi rifada, sorteada e o ganhador foi o Cel. Cerqueira César e a renda foi aplicada na construção da nova casa paroquial que ao término recebeu o nome de São Matriz4João Vianney, em estilo colonial e inaugurada em 11 de setembro de  1938.

Construção da igreja Matriz de Santo Antônio

O lançamento da primeira pedra fundamental da nova Igreja Matriz de Santo Antônio se deu em 1º de dezembro de 1940. Foi obra iniciada pelo Pe. Victor. A construção da atual igreja com três grandes torres foi iniciada em 1946 e concluída em 1958.

Na sequência dos sucessores desta Paróquia: Pe Luis Medeiros Netto em 12 de abril de 1940 (empossado por D. Henrique César Fernandes Mourão), Pe. Herval Maria de Oliveira (vigário auxiliar) em 5 de abril de 1941 e ao Pe. Jose Fortunato da Silva Ramos em 16 de maio de 1941.

Por: Diocese de Marília

Matriz2

Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_pn3mt4etr15dc0up4nps405tn7, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0