Padroeiro

Sto. Antonio 1

                Fernando de Bulhões, seu nome de batismo, nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 15 de Agosto de 1195. Aos 15 anos o filho de Martinho de Bulhões e Teresa Taveira, família abastada de Lisboa, entrou para um convento agostiniano. Em 1220, Frei Fernando, agora com 25 anos, sentiu grande desejo de evangelizar Marrocos, após ter conhecido alguns frades franciscanos que iriam evangelizar muçulmanos naquela região e que, posteriormente, se tornariam mártires, entrou para a Ordem dos Franciscanos. 

                Em 1220, já com o nome trocado para Antônio foi pregar no Marrocos. Após um ano de catequese neste país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Em Assis conheceu o próprio Francisco de Assis. 

                Tornou-se popular após demonstrar excelência como orador e pregador contra os hereges do norte da Itália, por volta do ano de 1221. Em certa ocasião os hereges impediam o povo de ir aos seus sermões. Frei Antônio foi à beira do Mar Adriático e começou a pregar aos peixes, os quais tiravam a cabeça da água para escutá-lo. 

                Após alguns anos de frade itinerante foi nomeado, por São Francisco, o primeiro “Leitor da Teologia” da Ordem. Pouco tempo depois, devido a uma convocação do Papa em que os franciscanos e dominicanos deveriam evangelizar a França, foi para este país e passou três anos lecionando, pregando e fazendo milagres. Na ocasião ocupava o cargo de Custódio do Convento.  Em 1227 foi eleito Provincial da Romanha, na Itália.Sto. Antonio 3

                Em 1229, com 34 anos e saúde precária, foi morar com seus irmãos franciscanos no Convento de Arcella, perto de Pádua. Deste lugar retirado dedicou-se a escrever os sermões das festas dos grandes santos e dos domingos. 

                Em 13 de Junho de 1231, com 36 anos, a caminho de Pádua,  Antônio morreu após uma crise de hidropsia (acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Foi tanta a repercussão de sua morte e tantos os milagres, que, onze meses após sua morte, foi canonizado pelo Papa Gregório IX. 

                Em 1263, quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta e continua intacta até hoje, numa redoma de vidro, na Basílica de Santo Antônio, em Pádua, onde estão seus restos mortais. 

                Mais tarde, em 1934, foi declarado Padroeiro de Portugal. 

              Sto. Antonio 2  E em 1946, o Papa Pio XII proclamou Santo Antônio ‘Doutor da Igreja’, com o título de ‘Doutor Evangélico’.

                Invocado pelos fiéis para encontrar objetos perdidos, proteger os pobres, restituir a saúde aos doentes ou ainda para ajudar no casamento, o fato é que Santo Antônio, de Pádua ou de Lisboa, é um grande intercessor por nós junto a Deus. 

                Santo Antônio, rogai por nós! Intercedei a Deus por nós!

                Por: Rafael Andrade.

Paróquia Sto. Antônio de Marília – Rua Prudente de Moraes, 528 – CEP 17504-380, Secretaria: (14) 3454-6002 / (14)3413-5985

Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_lpbvmt68vtfc1c8i7tbooa67s7, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0