
Rio de Janeiro (Domingo, 28-07-2013) Neste domingo, 28, o Papa Francisco ao final da celebração da Missa de envio anunciou onde será a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
De acordo com o Santo Padre, a próxima edição do evento ocorrerá em Cracóvia (Polônia) em 2016. A cidade é próxima a Wadowice, terra natal do Papa João Paulo II, criador da JMJ. (Leia ao final um pouco da história de Wadowice)
.
“Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2016 em Cracóvia, na Polônia. Pela intercessão materna de Maria, peçamos a luz do Espírito Santo sobre o caminho que nos levará a esta nova etapa da jubilosa celebração da fé e do amor de Cristo”, afirmou o pontífice.
Essa será a segunda vez que o país europeu sediará o evento. Em 1991, o Papa João Paulo II se reuniu com 1 milhão e meio de jovens em Czestochowa, onde o encontro seguiu o tema “Vocês receberam o Espírito que os adota como filhos” (Rm 8,15).
Wadowice é uma cidade pacata do sul da Polônia. Tem apenas 20 mil habitantes, pouco charme e uma praça tranquila em frente à Basílica. A 48 km de Cracóvia, às margens do Rio Skawa, não chamaria a atenção de ninguém, não fosse pelo número 7 da rua Koscielna. Ali, numa casinha de apenas dois quartos e uma cozinha, nasceu, a 18 de Maio de 1920, Karol Jósef Wojtyla. Filho de pai militar e mãe costureira, era o segundo da família – seu irmão, Edmund, estava então com 13 anos. Karol era um garoto polaco como outro qualquer. Frequentava a igreja ao lado de sua casa, adorava esquiar, pertencia a grupos de teatro. Depois que foi eleito papa, em 1978, e ordenado João Paulo II, a pequena Wadowice nunca mais foi a mesma. Não demorou muito para que a casa onde viveu até aos 18 anos se tornasse um museu e a igreja em que foi baptizado fosse incluída entre os centros de peregrinação católica pelo mundo.
Parte da Notícia por Emílio Portugal Coutinho, conteúdo publicado em gaudiumpress.org.